Polícia equatoriana invade embaixada mexicana em Quito e prende ex-vice-presidente refugiado no local desde dezembro.

Polícia equatoriana invade embaixada do México e prende ex-vice-presidente

Nesta sexta-feira (5), a polícia do Equador realizou uma operação que resultou na invasão da embaixada do México em Quinto. O alvo da ação era o ex-vice-presidente Jorge Glas, que estava refugiado no local desde dezembro.

Glas foi preso pelas autoridades equatorianas, que invadiram a embaixada mexicana sem autorização para efetuar a detenção. O ex-vice-presidente estava sendo procurado desde que foi condenado por corrupção em 2017, em um caso ligado à empreiteira Odebrecht.

A invasão da embaixada mexicana gerou uma crise diplomática entre Equador e México, com o governo mexicano condenando a ação das autoridades equatorianas. O embaixador do México no Equador emitiu uma nota oficial repudiando a violação da inviolabilidade diplomática da representação mexicana em Quinto.

Após a detenção de Jorge Glas, surgiram questionamentos sobre a legalidade da ação da polícia equatoriana. Organizações de direitos humanos e defensores dos direitos dos refugiados afirmaram que a invasão da embaixada foi uma violação do direito internacional e pediram a libertação imediata do ex-vice-presidente.

Até o momento, o governo equatoriano não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. A prisão de Jorge Glas ainda gera repercussões políticas e diplomáticas, com diversos países e organizações internacionais manifestando preocupação com a situação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo