Prazo para Normas de Recarga de Carros Elétricos é Prorrogado após Pedido da ABVE e Preocupação com Segurança em Condomínios




Prorrogação do Prazo de Consulta Pública para Normas de Recarga de Veículos Elétricos

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo prorroga prazo de consulta pública

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo decidiu prorrogar por 90 dias o prazo de consulta pública referente às normas para recarga de veículos elétricos em garagens de condomínios residenciais e comerciais. Essa decisão foi tomada após solicitação da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A prorrogação do prazo se deu devido ao pedido de mais tempo pela ABVE, que pretende apresentar argumentos sobre a segurança dos veículos elétricos. A entidade também propôs a realização de simulações de incêndio em carros elétricos, com o intuito de mostrar aos bombeiros os sistemas antichamas presentes nos veículos e em seus carregadores, além de estabelecer métodos de combate ao fogo.

Com a expansão do mercado nacional de veículos eletrificados, que registrou um aumento de 145% nas vendas no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando 7,5% de participação no mercado de veículos leves, a preocupação com a segurança se torna cada vez mais relevante.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo expressou preocupação com instalações prediais que podem não ser adequadas para receber os novos equipamentos de abastecimento de veículos elétricos. A proposta da corporação inclui a instalação de ventiladores para renovação de ar, sensores de calor e chuveiros automáticos nos estacionamentos fechados que possuem plugues para carros elétricos.

Além disso, a ABVE pretende mostrar aos bombeiros de todo o Brasil que, em relação aos riscos de incêndio, os carros elétricos são mais seguros do que os veículos equipados com motores a combustão.

As normas definitivas, que devem entrar em vigor no início de 2025, trarão exigências como a instalação de pontos de desligamentos a uma distância entre 20 e 40 metros do plugue de carregamento, e os condomínios terão que se adaptar às mudanças propostas.

A prorrogação do prazo da consulta pública e as medidas de segurança propostas pelo Corpo de Bombeiros visam garantir o avanço seguro da infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil, sem prejudicar o mercado de veículos híbridos e 100% elétricos.

Por João Silva – Jornalista Especializado em Tecnologia


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo