Prefeito do Rio de Janeiro busca reabilitar legado olímpico com conversão de arenas em escolas e campus universitário.

O legado olímpico do Rio de Janeiro em debate

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está em uma cruzada para reabilitar as Olimpíadas de 2016 e destacar seu legado como bandeira eleitoral. Antes do Carnaval, iniciou uma série de inaugurações de unidades escolares construídas com a estrutura das arenas olímpicas, associando o legado dos Jogos com as obras de sua atual gestão.

Com a contribuição do presidente Lula (PT), a Arena Carioca 2, uma das mais ociosas do Parque Olímpico, vai se transformar em um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa busca ampliar a discussão em torno do legado olímpico e ressaltar sua importância para a cidade.

As Olimpíadas foram marcos importantes nas duas primeiras gestões de Paes (2009-2016), impulsionando a cidade em diversas áreas, como a infraestrutura e a revitalização de zonas urbanas. No entanto, a crise econômica e política de 2016 afetou o legado dos Jogos e influenciou a disputa eleitoral naquele ano.

O governo subsequente, liderado por Marcelo Crivella (Republicanos), não seguiu os planos de Paes para a conversão das arenas olímpicas em escolas, enfraquecendo a imagem do legado olímpico. Além disso, denúncias de corrupção envolvendo as obras das Olimpíadas também prejudicaram a reputação do evento.

No entanto, em um evento recente ao lado de Lula, Paes reafirmou a importância histórica das Olimpíadas e destacou as conquistas realizadas durante os Jogos. Além disso, retomou o plano de desmontagem da Arena do Futuro, buscando criar quatro escolas na cidade, demonstrando seu compromisso em fortalecer o legado olímpico.

Paes também tem investido na construção de áreas de lazer e infraestrutura na zona oeste da cidade, uma região carente que recebe atenção especial de sua gestão. Essas iniciativas buscam fortalecer a conexão entre os benefícios dos Jogos Olímpicos e os projetos atuais da prefeitura, dissociando a imagem do legado olímpico de eventuais atrasos ou problemas de gestão.

O destino da piscina olímpica também tem sido um ponto focal na pré-campanha de Paes, visando estabelecer um legado duradouro e positivo das Olimpíadas de 2016. Assim, o prefeito busca destacar os benefícios dos Jogos e suas repercussões positivas para a cidade, independentemente de eventuais controvérsias do passado.

Com as eleições se aproximando, Eduardo Paes enfrenta o desafio de ressaltar e revitalizar o legado olímpico como parte integral de seu legado político, enquanto se prepara para possíveis adversários, como o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), posicionado como pré-candidato no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo