Presidente argentino se reúne com Netanyahu em Israel e fortalece laços diplomáticos e econômicos entre os países.

Argentina e Israel fortalecem laços em visita de Estado

Já Netanyahu agradeceu o argentino tanto por sua decisão relativa ao Hamas como “pela decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e transferir para lá a sua representação diplomática e embaixada”.

“Agradecemos a cooperação entre nós nas áreas de segurança e diplomacia”, acrescentou ele, que também analisou com Milei a cooperação econômica entre as nações.

Nesta terça, a reunião foi inicialmente de portas fechadas e depois com os demais membros do governo israelense. Esta viagem é a primeira visita de Estado de Milei ao exterior desde que assumiu o cargo em dezembro de 2023.

Alinhamento geopolítico

A visita de Milei marca uma aproximação com o governo direitista de Netanyahu. O presidente argentino disse estar “interessado” em “promover as relações sociais e econômicas entre os países. Vocês tem um amigo na Argentina”.

O mandatário argentino já chegou a afirmar que o alinhamento geopolítico do país, agora, “é com os Estados Unidos e Israel”, segundo o jornal Clarín.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou à imprensa local que o Estado de Israel tem “orgulho de ter um verdadeiro amigo como o presidente Milei e um aliado como a Argentina”.

“Quero agradecer ao presidente Milei mais uma vez por permanecer firme em nosso caminho nestes dias difíceis. Se Deus quiser, depois de destruirmos Hamas e trazer de volta os reféns, visitarei a Argentina na primeira oportunidade”, disse.

(*) Com Ansa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo