Presidente de Taiwan defende decisão do povo e busca paz com dignidade em meio a pressão da China.




Presidente de Taiwan reage a comentários de Xi Jinping sobre “reunificação” com a China

TAIPÉ (Reuters) – A presidente Tsai Ing-wen de Taiwan reagiu aos comentários do líder chinês, Xi Jinping, afirmando que as relações entre Taiwan e China devem ser decididas pela vontade do povo e que a paz na região deve ser baseada na “dignidade”. Essa declaração ocorreu nesta segunda-feira em meio a uma crescente pressão militar da China para afirmar suas reivindicações de soberania sobre Taiwan, que está se preparando para realizar eleições presidenciais e parlamentares em 13 de janeiro.

Xi Jinping, em seu discurso de véspera de Ano Novo, adotou um tom mais forte do que no ano anterior, afirmando que a “reunificação” com Taiwan é inevitável. Esses comentários refletem a postura cada vez mais assertiva da China em relação a Taiwan, que é considerada por Pequim como uma província separatista.

As tensões entre China e Taiwan têm se intensificado, com a China realizando exercícios militares perto da ilha e buscando reduzir o apoio internacional a Taiwan. A resposta de Tsai Ing-wen enfatiza a posição de Taiwan de buscar seu próprio caminho e de buscar apoio internacional para garantir sua segurança e independência.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo