Presidente do Congresso adia sessão de análise de vetos de Lula para maio após falta de acordo com parlamentares.




Presidente do Congresso adia sessão para análise de vetos

Presidente do Congresso adia sessão para análise de vetos

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu adiar a sessão que estava marcada para hoje e que analisaria os projetos vetados pelo presidente Lula. A nova data para análise dos vetos ficou marcada para a segunda semana de maio.

O que aconteceu

O acordo para analisar os vetos acabou subindo no telhado. O governo tentou fechar uma negociação para recompor cerca de R$ 3,6 bilhões das emendas parlamentares de comissão. Para isso, seria votado no Senado um projeto que permitiria a antecipação de R$ 15,7 bilhões em despesas, com base na previsão de arrecadação acima do esperado no primeiro bimestre de 2024. No entanto, a proposta foi retirada de pauta pelo líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

Essa manobra para adiar a sessão do Congresso foi vista como uma estratégia para evitar a análise dos vetos. Parlamentares ouvidos pelo UOL afirmaram que o adiamento ocorreu devido à falta de acordo com o veto do cronograma de pagamentos de emendas estabelecido pela LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo