Presidente do México e autoridades americanas concordam em manter fronteiras e ferrovias abertas em meio à crise migratória







Acordo entre México e EUA para manter fronteiras e ferrovias abertas

Acordo entre México e EUA para manter fronteiras e ferrovias abertas

Publicado em 28/10/2021

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28) o acordo firmado com as autoridades americanas para manter abertas as fronteiras e as ferrovias entre os dois países. A reunião para discutir a crise migratória ocorreu na quarta-feira (27) e contou com a participação do secretário de Estado americano, Antony Blinken, e do secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas.

López Obrador ressaltou a importância do acordo, afirmando que “cada vez há mais movimento na fronteira, nas pontes, e por isso temos que estar atentos para que as passagens não sejam fechadas. Chegamos a esse acordo. Já estão abrindo a passagem para as ferrovias e as pontes na fronteira, normalizando a situação”. O presidente destacou ainda a forte relação comercial entre México e Estados Unidos, enfatizando a necessidade de manter as vias de acesso abertas para garantir o fluxo de mercadorias entre os dois países.

A reunião teve como foco principal o aumento expressivo na migração, que tem causado preocupação em ambas as nações. Com o acordo para manter as fronteiras e ferrovias abertas, as autoridades buscam encontrar soluções para a crise migratória, garantindo a segurança e a regularidade do fluxo de pessoas e mercadorias entre México e Estados Unidos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo