Presidente do Senado critica Lula sobre guerra em Gaza sem consultar líderes da Casa, causando tensão e descontentamento entre parlamentares.




Pacheco critica Lula sem consultar colegas do Senado

Pacheco critica Lula sem consultar colegas do Senado

Na terça-feira (20), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma crítica ao presidente Lula em relação à fala envolvendo o governo de Israel e a guerra em Gaza. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Congresso em Foco, Pacheco proferiu tais declarações sem conversar previamente com seus colegas de partido ou aliados.

Essa atitude do presidente do Senado gerou desconforto entre os parlamentares, uma vez que muitos não concordaram com a fala de Pacheco. Alguns senadores afirmaram que não se sentiram representados pelo posicionamento do presidente do Senado.

O governo de Israel declarou o presidente Lula como “persona non grata” no país na última segunda-feira (19). As declarações do presidente brasileiro resultaram em uma crise diplomática entre os governos brasileiro e israelense.

No plenário do Senado, Pacheco criticou a fala de Lula, afirmando que ela não representava o verdadeiro propósito do ex-presidente, conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações. Logo depois, o senador Omar Aziz, aliado e colega de partido de Pacheco, questionou a fala do presidente do Senado. Aziz, que é filho de palestino, questionou a quantidade de mortes de mulheres e crianças em Gaza e fez uma distinção entre o povo judeu e o governo de Israel.

Pacheco respondeu afirmando que não estava tomando partido e que a posição da Presidência do Senado era equilibrada em relação ao conflito. Ele ainda disse que não estava repreendendo Lula.

Nesta quarta-feira (21), Pacheco retornou ao assunto, reafirmando que sua fala não foi uma repreensão e que isso não afetará sua relação com o presidente Lula, nem pessoalmente, nem institucionalmente.

Com a situação, o Senado e o presidente Rodrigo Pacheco seguem em um clima de tensão, com as opiniões dos parlamentares divididas sobre a crítica feita por Pacheco à fala de Lula.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo