Presidente dos EUA, Joe Biden, se encontra com viúva e filha de Alexei Navalni, opositor russo falecido.

Nesta segunda-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu com Yulia e Dasha Navalnaia, viúva e filha de Alexei Navalni, opositor do governo da Rússia que faleceu na última sexta-feira (16). A reunião ocorreu em um momento crucial para as relações entre os EUA e a Rússia, com o presidente Biden expressando preocupação com a situação dos direitos humanos na Rússia e prometendo tomar medidas em resposta à repressão do governo de Vladimir Putin.

O encontro entre Biden, Yulia e Dasha Navalnaia ocorreu em meio a uma onda de condenações internacionais pela morte de Navalni, que estava preso desde janeiro e em greve de fome há três semanas. A reunião foi marcada pela forte presença da imprensa, com imagens da viúva e da filha de Navalni ao lado de Biden inundando os meios de comunicação em todo o mundo.

Em suas declarações após a reunião, Biden afirmou que “os direitos humanos têm que ser protegidos”, e que os responsáveis pela morte de Navalni “serão responsabilizados”. O presidente dos EUA também se comprometeu a trabalhar com seus aliados para “responder de maneira adequada” à repressão do governo russo.

A morte de Alexei Navalni também trouxe à tona a tensão crescente entre os Estados Unidos e a Rússia, que já vinham disputando em questões como cibersegurança, interferência em eleições e violações dos direitos humanos. O encontro de Biden com a família de Navalni é interpretado como um sinal de apoio e solidariedade dos EUA à oposição russa.

A morte de Navalni e o encontro de Biden com sua família marcam um momento de grande sensibilidade nas relações internacionais, com países ao redor do mundo se posicionando a respeito da situação na Rússia e das ações que devem ser tomadas em resposta. A morte do opositor russo e as declarações de Biden sinalizam que a situação continuará a evoluir e a demandar ações firmes por parte da comunidade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo