Presidente Lula alerta para o ponto de não retorno da Amazônia na COP28 da ONU



Alerta de Lula da Silva: Amazônia pode atingir ponto de não retorno

“Mesmo que não derrubemos mais nenhuma árvore, a Amazônia poderá atingir seu ponto de não retorno”, alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cúpula climática COP28 da ONU, na sexta-feira.

O pior ainda pode estar por vir, uma vez que os especialistas preveem uma seca ainda mais intensa no próximo ano.

A Reuters entrevistou nove pesquisadores que disseram que a seca, que começou em abril, provavelmente enfraquecerá a estação chuvosa, atualmente em curso, e irá durar até a próxima estação chuvosa, no final de 2024.

Cinco desses pesquisadores disseram que é improvável que a Amazônia se recupere totalmente antes do início de 2026, na melhor das hipóteses, porque podem ser necessárias duas estações chuvosas saudáveis ​​para restaurar a umidade normal do solo da floresta.

“Esse é o prelúdio”, disse Michael Coe, diretor do programa de trópicos do Woodwell Climate Research Center, com sede nos Estados Unidos, e um dos especialistas que esperam que os efeitos da seca se prolonguem até 2026. “Onde estamos agora, nós estamos apenas começando.”

Os cinco pesquisadores que preveem uma recuperação em 2026 disseram que os efeitos da seca poderão durar ainda mais se o El Niño se prolongar.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo