Presidente Lula envia ao Senado recondução de Alexandre Barreto como superintendente do Cade, indicando também novo procurador federal.




Presidente Lula indica recondução de superintendente do Cade ao Senado

Presidente Lula indica recondução de superintendente do Cade ao Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal a recondução do atual superintendente geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Barreto, ao cargo.

Barreto é uma indicação do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e está no órgão desde 2017. Na ocasião, ele deixou a chefia de gabinete de Dantas no TCU para virar presidente da autoridade antitruste. Em 2022, foi para a Superintendência Geral do órgão e seu mandato se encerraria em 13 de abril deste ano. Caso o seu nome seja aprovado pelo Senado, ele terá mais dois anos no cargo.

O DOU (Diário Oficial da União) também traz a indicação do atual consultor jurídico do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), André Freire, para o cargo de procurador federal no Cade.

A indicação é do ministro Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), a quem Freire está vinculado.

Essas indicações são importantes para a continuidade do trabalho do Cade no combate a práticas anticompetitivas no mercado brasileiro. Alexandre Barreto e André Freire são profissionais qualificados e suas experiências são relevantes para as atividades do órgão.

A expectativa é de que o Senado aprove as indicações de Barreto e Freire sem grandes empecilhos, permitindo assim a manutenção da equipe e a continuidade do trabalho do Cade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo