Presidente ucraniano afirma que não foi convidado por Lula para visita ao Brasil e revela convite feito ao ex-presidente.

Em declarações recentes, o presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, afirmou que não foi convidado para a posse do ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Em contrapartida, Zelensky destacou que, se tivesse sido convidado, teria comparecido ao evento. “Vim porque a Argentina me convidou, ao contrário do Brasil, que não me convidou. Se o Lula me convidar para ir ao Brasil, provavelmente irei”, disse Zelensky.

Além disso, Zelensky revelou que já convidou Lula para visitar a Ucrânia e destacou que gostou do diálogo que teve com o presidente brasileiro, demonstrando interesse em manter conversas entre os dois países. “Gostei especialmente do fato de que ele estava interessado nos detalhes, pois isso sugere uma continuidade do diálogo e eu estou contando com isso”, completou o presidente ucraniano.

Vale ressaltar que, para a posse de Lula em janeiro, a Ucrânia enviou um representante do primeiro escalão de seu governo. Além disso, Zelensky aproveitou a posse do presidente argentino, Javier Milei, para conversar com o novo mandatário. Dias depois de ser eleito, Milei conversou com Zelensky por telefone e se ofereceu para organizar uma cúpula entre a Ucrânia e países da América Latina.

Diante dessas declarações, o UOL questionou a Secretaria de Comunicação do Governo se Volodymyr Zelensky foi convidado para a posse de Lula em 1º de janeiro, mas não obteve retorno até o momento. Caso haja resposta, este veículo estará pronto para atualizar esta matéria com as informações mais recentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo