Previsão de chuvas intensas em São Paulo com potencial de alagamentos e rajadas de vento para os próximos dias.




Previsão de chuva intensa em São Paulo

Esta semana a cidade de São Paulo tem sido castigada por chuvas intensas, e a previsão é que a situação piore nos próximos dias. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a intensidade das pancadas de chuva deve aumentar na quinta (11) e sexta-feira (12), podendo se estender até o fim de semana. A combinação do calor e da umidade traz o potencial de chuvas fortes, com rajadas de vento e até mesmo a possibilidade de granizo, o que aumenta o risco de alagamentos.

O CGE alerta que a intensificação das chuvas na quinta-feira é devido à presença de um cavado próximo a São Paulo. Esse fenômeno, caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica alongada, ajuda a direcionar mais umidade para a atmosfera, aumentando o volume de chuvas. Além disso, a expectativa é de que um centro de baixa pressão se forme na madrugada de sexta-feira, intensificando ainda mais as chuvas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os prejuízos causados pelas chuvas que já atingiram a cidade nos últimos dias incluem uma morte, árvores caídas, bairros sem luz e vários pontos de alagamento, chegando a 19 somente na noite passada. Com a previsão de mais chuvas intensas, os transtornos tendem a se manter e até mesmo se agravar nos próximos dias.

A meteorologista do Inmet, Adrea Ramos, ressalta que a previsão é de que as chuvas intensas se estendam até o fim de semana, com o centro de baixa pressão atuando ao longo de sexta-feira e prosseguindo até sábado e domingo. A expectativa é que as chuvas aumentem de intensidade devido à combinação dos fenômenos do cavado e do centro de baixa pressão atmosférica, que acumulam grandes quantidades de umidade.

O cenário de chuvas intensas também é influenciado pelo aquecimento global, que intensifica os contrastes de temperatura. Esse fenômeno, característico do verão, tende a provocar trovoadas, pancadas e até queda de granizo, aumentando o risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos na capital.

Portanto, a população de São Paulo deve se manter atenta e se preparar para mais chuvas intensas nos próximos dias, evitando áreas de risco e tomando as precauções necessárias para evitar possíveis transtornos causados pela intensificação das chuvas na região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo