Primeira-ministra da França renuncia em meio a expectativas de reformulação do governo de Macron antes das eleições europeias e das Olimpíadas de Paris






Renúncia da Primeira-Ministra da França

PARIS (Reuters) – Nesta segunda-feira, a Presidência francesa anunciou a renúncia da primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, em meio aos preparativos do presidente Emmanuel Macron para dar um novo impulso ao seu segundo mandato. As medidas ocorrem antes das eleições para o Parlamento europeu e das Olimpíadas de Paris que acontecerão neste verão.

Macron havia alimentado especulações sobre uma remodelação do governo em dezembro, prometendo uma nova iniciativa política, após um ano marcado por crises provocadas pelas reformas altamente contestadas do sistema de pensões e da legislação sobre imigração em 2023.

Até o momento, o gabinete de Macron não anunciou o sucessor de Borne. Nomeada em maio de 2022, Borne foi apenas a segunda mulher primeira-ministra na história da França. Ela atuará como interina até que um novo governo seja formado.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo