Prisão de suspeitos de mandar matar Marielle Franco é considerada uma vitória do Estado, diz ministro da Justiça.





Ministro da Justiça comemora prisão dos mandantes do assassinato de Marielle Franco

Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski comemora prisão dos mandantes do assassinato de Marielle Franco

ministro da Justiça Ricardo Lewandowski – Reprodução

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou com satisfação a prisão dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, juntamente com o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa. Eles são acusados de serem os mandantes do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. De acordo com Lewandowski, essa prisão representa uma vitória do estado brasileiro e o encerramento dos trabalhos sobre esse chocante caso.

A operação que resultou nas prisões aconteceu na manhã deste domingo e foi conduzida pela Polícia Federal, com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Essas prisões ocorrem logo após Ronnie Lessa, responsável pelos disparos que tiraram a vida das vítimas, ter seu acordo de delação premiada validado pelo STF há menos de uma semana. O envolvimento do deputado federal Chiquinho Brazão na delação fez com que o caso fosse encaminhado para a Suprema Corte.

Segundo as informações, Chiquinho e Domingos Brazão, este último atual conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Rio, foram apontados por Ronnie Lessa como participantes do plano para eliminar a vereadora. Lessa também mencionou que os mandantes fazem parte de um poderoso grupo político no Rio, com interesses em diversos setores do Estado.

Os investigadores agora buscam compreender a motivação por trás desse crime. A suspeita é que ele esteja relacionado à disputa territorial e à expansão da milícia no Rio de Janeiro, conforme revelado nas delações durante as investigações. Todos os presos devem ser transferidos para uma penitenciária em Brasília.

Publicado em: 26 de março de 2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo