Programa Prosub gera mais de 60 mil empregos e promove intercâmbio com universidades na construção de submarinos, com presença esperada de Lula e Macron no lançamento.


Bullet point

Tonelero: Uma Parceria Internacional com a França

Desde sua criação em 2008, o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) tem sido um marco na economia brasileira, gerando mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, o programa tem possibilitado um intercâmbio com instituições de ensino de renome, como 23 universidades, conforme informações fornecidas pela Marinha do Brasil. A expectativa em torno do lançamento do submarino Tonelero é ainda maior, com a possibilidade da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente francês Emmanuel Macron.

Tradição de Ex-primeiras-damas

Em 2018, Marcela Temer teve a honra de batizar o submarino Riachuelo, o primeiro da classe S-BR, que opera com propulsão diesel-elétrica. A tradição de nomear embarcações foi mantida com o batismo do Humaitá em 2020, realizado por Adelaide Chaves Azevedo e Silva, esposa do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. O próximo submarino a ser lançado, o Tonelero, também seguirá essa prática.

Imagem: Divulgação/Marinha

Em uma bela cerimônia realizada em 1937, a então primeira-dama Darcy Vargas teve a honra de batizar o monitor Parnaíba, uma embarcação que ainda está em atividade nas águas brasileiras. Construído no Arsenal de Marinha do Rio, o Parnaíba é o navio de guerra mais antigo em operação no Brasil e mantém viva a tradição de nomear embarcações importantes no país.

Primeira-dama Darcy Vargas, esposa de Getúlio Vargas, batizou o monitor Parnaíba em 1937
Imagem: Divulgação/Marinha

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo