Projeto acompanha trajetória de D. Pedro em busca da Independência do Brasil.

Na próxima terça-feira (29), um grupo de empresários luso-brasileiros, entusiastas da história do Brasil, dará início a uma jornada que deveria ter sido realizada no ano passado, quando foram comemorados os 200 anos da Independência do país. No entanto, por vários motivos, essa jornada se tornou um marco que vai encerrar as celebrações às vésperas do seu 201° aniversário.

O projeto “Heróis Portugueses do Brasil”, desenvolvido desde 2012 pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), sairá de Belo Horizonte para revisitar os passos de Dom Pedro 1° que precederam a Independência. O grupo passará por 24 cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, tendo o final da jornada previsto para o dia 6 de setembro, no exato lugar do grito que confirmaria o desligamento da coroa portuguesa.

Essa expedição intitulada “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil” será a terceira edição do projeto. Nas duas primeiras edições, realizadas pelo patrono e idealizador da empreitada, Antonio Bacelar Carrelhas, foram abordadas a história de Pedro Teixeira, que demarcou a maior parte da Amazônia hoje pertencente ao território brasileiro, e a de Martim Soares Moreno, figura fundamental para impedir a dominação francesa e holandesa no nordeste do país.

Cada expedição inclui a distribuição de um livro para alunos das escolas públicas de ensino fundamental das cidades por onde o grupo passa, abordando o tema em linguagem didática. Além disso, em alguns centros selecionados, uma intervenção teatral será realizada, reproduzindo os pontos altos da história contada.

“É muito legal ver a criançada se envolvendo e participando das apresentações, interagindo e conhecendo um pouco mais de nossa história”, conta Vittorio Lanari Júnior, porta-voz do projeto.

O objetivo da expedição, explicam os organizadores, além de reconhecer o território brasileiro, é integrar o conhecimento lusitano e brasileiro, destacando os portugueses que tiveram papel de relevo na história do Brasil e que nem sempre são reconhecidos na historiografia.

A jornada será realizada principalmente em uma van que sairá de Belo Horizonte, no sentido inverso ao que D. Pedro fez quando saiu do Rio de Janeiro para tentar debelar uma rebelião, passando por Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei, Barbacena, Petrópolis, Rio de Janeiro e finalmente São Paulo. No caminho, serão incluídas algumas visitas a fazendas históricas onde o futuro imperador se hospedou com sua comitiva no então difícil percurso, além de caminhadas por trechos como a Calçada do Lorena, no parque Caminhos do Mar, em São Paulo.

Ao longo da expedição, será realizado também um registro, em audiovisual, com o histórico dos caminhos percorridos, mostrando a interação com a comunidade de cada localidade, além de palestras educativas e distribuição de livros didáticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo