Receita Federal alerta para golpe em leilões eletrônicos oferecendo vantagens falsas e orienta sobre procedimento correto de arremate.







Alerta da Receita Federal: cuidado com golpes em leilões eletrônicos

Alerta da Receita Federal: cuidado com golpes em leilões eletrônicos

A Receita Federal tem emitido um alerta para tentativas de golpe que estão acontecendo em Minas Gerais, envolvendo leilões eletrônicos e visando prefeituras e outros órgãos municipais. Segundo o órgão, os golpistas estão se passando por servidores responsáveis por leilões organizados pela Receita e oferecendo vantagens em troca de pagamento prévio.

De acordo com a Receita Federal, é importante destacar que o órgão não entra em contato direto para informar sobre a realização de leilões. O único canal oficial para informações sobre leilões eletrônicos é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Os golpistas utilizam ainda perfis falsos em redes sociais para aumentar a credibilidade da oferta, criando a ilusão de que se trata de um servidor legítimo. Em muitos casos, o golpista chega a mencionar o nome e cargo de um servidor verdadeiro da Receita Federal para dar ainda mais veracidade à fraude.

Segundo relatos, os golpistas oferecem vantagens, como mercadorias ou maquinário de interesse da cidade, e solicitam um depósito prévio de R$ 2.000. Após o depósito, desaparecem com o dinheiro, deixando as vítimas no prejuízo.

Em resposta a esses golpes, a Receita Federal ressaltou que o pagamento de mercadorias arrematadas em leilão é feito exclusivamente por meio de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), não sendo realizados depósitos ou transferências para contas de terceiros. Além disso, qualquer site ou forma de contato que utilize o nome e logotipo da Receita Federal que não seja o oficial do órgão é falso.

Diante disso, a recomendação é que os cidadãos busquem informações apenas no site oficial da Receita Federal e estejam atentos a qualquer tentativa de contato suspeito relacionado a leilões eletrônicos. Fica o alerta para que prefeituras e órgãos municipais estejam atentos a esse tipo de golpe e, caso recebam alguma oferta suspeita, busquem informações diretamente com a Receita Federal antes de prosseguir com qualquer pagamento.

Lembre-se: é sempre importante verificar a veracidade das informações e estar atento a possíveis fraudes, principalmente quando envolve grandes quantias de dinheiro. A prudência é a melhor aliada para evitar cair em golpes.

Fonte: Receita Federal


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo