Reino Unido impõe sanções a mais de 50 russos em comemoração ao segundo aniversário da invasão da Ucrânia






Reino Unido impõe sanções contra russos em comemoração à invasão da Ucrânia

O Reino Unido anunciou sanções contra mais de 50 personalidades e empresas russas nesta quinta-feira (22), para marcar o segundo aniversário da invasão da Ucrânia neste fim de semana. 

Este novo pacote de sanções visa fabricantes de munições, mísseis e explosivos, empresas de eletrônica e comerciantes de diamantes e petróleo. 

Eles procuram “reduzir” o arsenal de armas do presidente russo, Vladimir Putin, segundo a diplomacia britânica.


Reino Unido impõe sanções contra mais de 50 personalidades e empresas russas

No dia 22 de fevereiro, o Reino Unido anunciou um novo pacote de sanções contra mais de 50 personalidades e empresas russas, marcando o segundo aniversário da invasão da Ucrânia neste fim de semana. As medidas tomadas visam atingir fabricantes de munições, mísseis e explosivos, além de empresas de eletrônica, diamantes e petróleo.

Segundo a diplomacia britânica, as sanções têm como objetivo “reduzir” o arsenal de armas do presidente russo Vladimir Putin. Essa ação é mais um capítulo das tensões entre o Reino Unido e a Rússia, agravadas desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e a subsequente intervenção russa no leste da Ucrânia.

De acordo com o governo britânico, as sanções também buscam punir o suposto envolvimento russo em ciberataques e interferências em processos eleitorais, como as eleições nos Estados Unidos e na França. Além disso, as medidas são uma resposta à ação russa no envenenamento do ex-agente duplo Sergei Skripal no Reino Unido em 2018.

Essa nova rodada de sanções tem um impacto significativo tanto para os indivíduos quanto para as empresas russas listadas. O Reino Unido demonstra, mais uma vez, sua posição firme contra as ações do governo russo e seu envolvimento em assuntos internacionais. Espera-se que outras nações da União Europeia também adotem medidas semelhantes em relação à Rússia, fortalecendo ainda mais a pressão econômica e política sobre o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo