Relatório aponta que 82% dos mortos pela PM na Operação Escudo em 2023 eram pessoas negras, revela Ouvidoria da Polícia.





Hoje, durante a tarde, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, foi apresentado um relatório alarmante da Ouvidoria da Polícia. Segundo o documento, das 28 pessoas mortas pela PM na Operação Escudo em 2023, impressionantes 82% eram negras. Essa estatística chocante levantou várias questões sobre o uso da força policial e o tratamento dispensado a diferentes grupos étnicos em ações de segurança pública.

O que aconteceu

O relatório da ouvidoria apontou que, dos 28 mortos, 20 eram pardos e 3 eram pretos. Apenas quatro das vítimas eram brancas. Essas mortes ocorreram entre julho e setembro do ano passado na região da Baixada Santista, após o assassinato de um policial da Rota durante uma operação.

Analisando os dados da SSP-SP, o relatório revela que, no total, 58% dos mortos em decorrência de intervenção policial no estado de São Paulo em 2023 eram negros. Além disso, 46% dessas vítimas tinham até 29 anos. Esses números levantam sérias preocupações sobre a abordagem policial e a aplicação da lei, evidenciando uma clara disparidade racial nos resultados das operações policiais.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo