Relatório aponta uso de armas explosivas em 75 países, causando danos sem precedentes à população e infraestruturas civis em 2023.






Relatório aponta aumento no uso de armas explosivas em 2023

Relatório aponta aumento no uso de armas explosivas em 2023

O relatório anual da Handicap International divulgado nesta segunda-feira (22) revelou dados alarmantes sobre o uso de armas explosivas em 2023. De acordo com o documento, cerca de 75 países e territórios, o equivalente a um terço do planeta, foram afetados pelo uso dessas armas, resultando em danos sem precedentes tanto à população quanto às infraestruturas civis.

Uma das informações mais preocupantes do relatório é o aumento de 122% no número de civis mortos em comparação com o ano anterior. Além disso, houve um crescimento significativo nos ataques contra infraestruturas essenciais, como hospitais, escolas e centros de ajuda humanitária.

O conflito na Faixa de Gaza foi apontado como um dos principais impulsionadores desse cenário desolador. A região foi palco de uma intensa ofensiva militar por parte de Israel, em resposta a um ataque do movimento islamista Hamas em outubro do ano passado.

Diante desses dados alarmantes, organizações internacionais e autoridades dos países afetados precisam redobrar os esforços para buscar soluções e prevenir o uso indiscriminado de armas explosivas, que têm causado um impacto devastador na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Este artigo foi baseado em informações do relatório da Handicap International e tem o objetivo de destacar a gravidade da situação global em relação ao uso de armas explosivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo