Revolução Bolivariana: Comunas disputam espaços no campo econômico, político e eleitoral na Venezuela.








Relação com o governo da cidade

Como se dá a relação com o governo da cidade?

Há uma disputa entre os dois modelos. O modelo comunal, socialista, contra o modelo liberal burguês. O presidente Hugo Chávez foi o grande promotor que buscou construir uma nova forma de se fazer política.

A comuna começou já no primeiro governo de Chávez?

Em 2006, Chávez propõe criar governos territoriais que se chamam conselhos comunais. E comitês de trabalho tocam a agricultura, o social, a saúde, as finanças. Começou a executar os projetos, planos de moradia, as missões sociais. Chávez não as executava pela via tradicional e conseguiu a participação de muita gente. O povo assumiu o poder, aprendeu a gestionar a partir da sua organização e participação. Passou a executar projetos e a dar resposta às nossas necessidades. Isto para sair do paternalismo e do assistencialismo que sempre se teve com a política representativa da Venezuela.

Em 2009, aprofundou-se o modelo comunal. A produção da comuna. Também se começa a eliminar algumas estruturas do Estado tradicional burguês, como as estruturas legislativas e paroquiais. E estamos na tarefa de construir o Estado comunal. É normal reconhecer que esta não era a nossa tradição. É um fator de vontade política do governo de seguir construindo as comunas.

Percorremos toda a Venezuela e levantamos a situação econômica, a situação do bloqueio, a pandemia, os embargos. A aposta comunal segue em marcha. Hoje, muitas comunas organizadas se vão juntando com outras que estão nascendo. Está surgindo uma poderosa organização nacional de comunas, disputando espaços no campo econômico, político e, agora, disputa no campo eleitoral. O que conta com o reconhecimento e o apoio financeiro do presidente Nicolás Maduro.

Esta conquista não estamos dispostos a perdê-la. Sempre se negou a participação ao povo. A revolução bolivariana permitiu a participação popular, nos convocou a fazer política e, bem, já temos anos nas ruas e já estamos há anos organizados.

Existe uma tarefa clara que temos: disputar o poder ao Estado tradicional burguês. Algumas estruturas não aceitam e pretendem preservar o poder. Porém, há uma consistência entre a revolução bolivariana de Maduro e a base popular. Com a intenção de concretizar nosso projeto primeiro. O que sustenta a revolução bolivariana é um compromisso moral com seu comandante Hugo Chávez. E é a estratégia bolivariana para realizar as mudanças necessárias.

Como se mantém o governo Maduro mesmo com os ataques da extrema direita dentro do país? E dos Estados Unidos? Qual o papel das comunas nisso?

Sim, temos avançado nos campos ideológico, político e cultural. Nós sustentamos a revolução popular na Venezuela. Se não houvesse a organização popular já não teríamos o que temos. Sabemos o que ocorreu em outros países, o que ocorreu no Brasil e também o que se tentou fazer contra Chávez em 2012.

Hoje, visitei o Morro da Cruz, aqui em Porto Alegre, e fiz algumas perguntas. Perguntei sobre as estruturas político-organizativas do bairro. E me falaram de várias.

É certo que, no Brasil, o movimento campesino leva muita vantagem. Está muito organizado para disputar a terra, para produzir, para educar-se, para realizar, para distribuir.

Porém, é certo que, na zona urbana, na Venezuela, se avançou antes e é onde está concentrada a população. Esta base popular organizada viveu uma bonança econômica, a era boa do petróleo. Depois, houve as guarimbas (*), os protestos contra Maduro, onde vimos até a prática de queimar pessoas.

Tivemos uma debacle econômica. Uma situação muito dura, enfrentar uma migração forçada, logo depois da pandemia, para o Brasil. Superamos tantas coisas graças a esta base social organizada nas grandes cidades e menos nos campos e zonas rurais. É uma base que efetivamente está decidida a preservar o modelo político que hoje temos. Porém, preservar desde a Constituição, resistir dentro da Constituição.

Meu primeiro voto foi para Chávez. Não sabia nada de política. E foi tanta a participação que permitiu à juventude venezuelana formar políticos e dirigentes. Na Venezuela, antes de Chávez, os jovens da periferia chegaram a comer sapatos para suportar a fome, além de muitas outras coisas terríveis que agora não se veem, apesar dos problemas que temos.

Somos cinco milhões de habitantes que estão em comunas e participam da estrutura política. São 42 mil conselhos comunais. Cada conselho pode ter de 100 até mil moradores. Estamos em cerca de três mil comunas pelo país. Algumas com mais avanços e outras com menos.

Trabalham dentro das comunas?

Muitos trabalham dentro das comunas, mas não são necessariamente comuneiros. Podem trabalhar para o governo, para uma empresa privada, mas, na comunidade em que vivem, há um conselho comunal, uma assembleia, um comitê de trabalho e atividades comunitárias.

São pessoas que nem compartilham ideologicamente a revolução, mas vivem ali e lhes interessa que a comunidade seja organizada e por isso participam. São patriotas que se ocupam que não ocorra uma guerra civil no país.

É essa base organizada que mantém o projeto da revolução bolivariana.

Como as comunas trabalham com a formação, a educação e a comunicação?

Há um modelo educativo para conscientizar a partir da informação, do estudo. Conscientizar a população e construir a participação da juventude desde o esporte, a cultura, a comunicação.

Creio que as comunas que terão maiores avanços são as que fazem a disputa ideológica. As que têm maior interesse em aprofundar a mudança de modelo e transitar para a nova sociedade.

Se uma comuna não tem dirigentes com propostas conscientes, se não tem clareza da luta de classes, se não tem clareza da luta anti-imperialista, não irá avançar e, facilmente, um partido político irá se apropriar dela. Controlá-la.

Há experiências que propõem a comunicação como um meio para transmitir informações. Temos periódicos comunais, existem escolas de comunicação que fazem murais, transmitem mensagens de conscientização.

Procuramos esclarecer sobre quem estamos enfrentando, mostrar quais são as causas da situação da economia do nosso país, alertar sobre a necessidade de adotar novos meios para ter melhores resultados.

Por exemplo, na Venezuela, durante uns três anos, os pequenos agricultores não puderam plantar porque não havia sementes. Não entravam sementes no país. Tivemos que convencer a todos que devíamos produzir sementes.

Estamos nos reinventando, rompendo esquemas. Não estamos produzindo carros, mas estamos produzindo hortaliças. Nunca se importou hortaliças mesmo na situação mais dura da guerra econômica de 2016 a 2018. Descobrimos que podíamos jogar com a arma que tinha a direita que eram os alimentos. Para nós era impossível fazer os embutidos, processar carne. Agora, podemos.

Isto se dá na parceria com o MST. Vieste aqui no Brasil para a formatura de jovens que estudaram na escola do movimento. Como se dá esta parceria?

Temos um grande amor pelo MST. Ele tem dado muita solidariedade ao nosso povo. Temos comido na Venezuela o arroz agroecológico do MST. Temos conseguido alimentar-nos com vários produtos que foram daqui, sobretudo nos momentos mais duros.

Quando os governos do mundo nos deixaram sozinhos. Quando Nicolás Maduro saía pelo mundo buscando quem se animava a vender comida para a Venezuela, entre os que se atreveram estava o MST.

Agora tive a oportunidade de conhecer experiências com companheiros e companheiras de minha comuna e da minha organização, a Union Comunera. Somos povos que nos abraçamos, que nos completamos. Somos povos anti-imperialistas. Cremos no socialismo.

O que ocorre entre as pessoas de uma comunidade no meu país é como uma prática socialista. Sentir a dor do companheiro, das famílias, dedicar-se voluntariamente, sem remuneração, fazer um trabalho, sobretudo as mulheres.

Foram anos duros, os governos nos deixaram sozinhos, mas os povos sempre creram em nosso futuro. Cubanos, gente da Nicarágua, brasileiros do MST e do MPA [Movimento dos Pequenos Agricultores], argentinos, companheiros da Colômbia, companheiras do País Basco.

Estou seguro que a Venezuela sairá dessa, apesar da quantidade de coisas negativas nos meios de comunicação de massa de 150 países.

Sentimos a necessidade de ensinar nossos filhos sobre os programas de educação popular, de educação técnica. Entramos no debate em torno do modelo agrícola, que trata de fazer o possível para afastar-se do modelo tradicional explorador que acaba com o meio ambiente. E isso nos aproxima muito do MST e andamos por esta terra procurando ideias para implementar em nosso país.

(*) Em meio à campanha internacional contra o país, surgiram as “guarimbas”, manifestações violentas de rua promovidas pela oposição de direita que teriam provocado mais de 100 mortes.




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