Rio de Janeiro é escolhida pela Unesco como Capital Mundial do Livro de 2025 em reconhecimento à sua tradição literária.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, como a Capital Mundial do Livro de 2025. Essa decisão se dá em reconhecimento à tradição literária e artística que a cidade carioca possui.

Essa conquista marca um marco importante para a cidade do Rio de Janeiro, pois é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é escolhida para receber esse título. Antes do Rio, a cidade de Acra, em Gana, foi nomeada como a capital mundial do livro de 2023, e no próximo ano será a vez de Estrasburgo, na França, sediar o evento.

As cidades escolhidas como a Capital Mundial do Livro pela Unesco têm como compromisso promover a literatura para todas as idades e grupos sociais, tanto dentro quanto fora de suas fronteiras. Além disso, elas devem organizar um programa de atividades relacionadas à leitura e à literatura ao longo do ano.

As celebrações e eventos relacionados ao título serão iniciados em 23 de abril de 2025, que é conhecido como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Nessa data, serão realizadas diversas atividades para promover a importância da leitura na educação, ciência, cultura e informação em todo o mundo.

Audrey Azulay, diretora-geral da Unesco, destacou a importância dos livros como veículos vitais para a promoção da educação, ciência, cultura e informação em todo o mundo. Ela ressaltou que os livros nos mantêm informados, entretidos e nos ajudam a compreender melhor o nosso mundo.

Com isso, o título de Capital Mundial do Livro de 2025 coloca o Rio de Janeiro em evidência no cenário literário e cultural internacional. A cidade terá a oportunidade de mostrar ao mundo sua tradição literária e artística, bem como promover a leitura e a literatura para diversas camadas sociais, cumprindo o compromisso firmado com a Unesco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo