Roda Viva abre Semana dos Povos Indígenas com Davi Kopenawa discutindo ações do governo contra garimpo ilegal nas terras Yanomami.




Roda Viva: Entrevista com Davi Kopenawa sobre a Semana dos Povos Indígenas

Nesta segunda-feira (15), o Roda Viva recebeu Davi Kopenawa para abrir a Semana dos Povos Indígenas. A jornalista e ativista Ariene Susi abordou a questão do decreto emergencial no território Yanomami assinado pelo presidente Lula há aproximadamente um ano e questionou a efetividade das ações do governo federal para retirar os garimpeiros das terras indígenas.

Durante a entrevista, Davi Kopenawa expressou sua opinião afirmando: “O governo tem que tirar todos os garimpeiros das terras indígenas. O presidente apoiou o povo indígena, e é isso o que queremos. Não ficar esperando. Trabalhar mais e mostrar a força como autoridade do Brasil. Está acontecendo, mas precisamos de mais policiais, mais agentes do IBAMA, todos atrás do garimpo. O garimpo ilegal continua acontecendo na Terra Yanomami”.

A bancada de entrevistadores foi composta por Ariene Susui, jornalista e ativista, Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, Leandro Barbosa, jornalista especializado na cobertura socioambiental, Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, e Petria Chaves, escritora e âncora da Rádio CBN. Além disso, contou com a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Sob a apresentação de Vera Magalhães, o programa foi transmitido ao vivo às 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais como X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real foram de Luciano Veronezi.

Assista ao programa completo:



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo