Rússia acusa Kiev de cometer ato terrorista ao abater avião militar russo com prisioneiros ucranianos a bordo







Rússia acusa Ucrânia de derrubar avião militar

Segundo o Ministério russo da Defesa,  “o regime de Kiev cometeu um ato terrorista ao abater um avião de transporte militar russo que estava voando do aeródromo de Chkalovsky para Belgorod para transportar militares ucranianos para um intercâmbio”. O órgão russo acrescentou que a Ucrânia “sabia” que esses soldados seriam levados nesta quarta-feira.

“Todos a bordo morreram”, disse Viacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod onde ocorreu o acidente.   

“Por volta de 11h em Moscou (5h em Brasília), um avião Il-76 caiu na região de Belgorod (…) A bordo estavam 65 prisioneiros do exército ucraniano, transferidos para a região de Belgorod para uma troca, seis tripulantes e três acompanhantes”, indicou o ministério.

“Uma comissão da Força Aérea partiu para o lugar da queda para estabelecer as causas da catástrofe”, acrescentou.

Imagens publicadas em redes sociais mostram um aparelho que cai antes de uma forte explosão, acompanhado de chamas e uma coluna preta de fumaça.

Rússia acusa Kiev

O presidente da Câmara baixa russa, Viacheslav Volodin, acusou Kiev de ter derrubado o avião, em pronunciamento em uma sessão plenária.



A tensão entre Rússia e Ucrânia atingiu um novo patamar nesta quarta-feira, 24 de novembro, após o Ministério russo da Defesa acusar o governo ucraniano de cometer um “ato terrorista” ao abater um avião de transporte militar russo. A aeronave, que estava voando do aeródromo de Chkalovsky para Belgorod para transportar militares ucranianos para um intercâmbio, caiu na região de Belgorod, causando a morte de todos a bordo.

Segundo o governador da região de Belgorod, Viacheslav Gladkov, o acidente resultou na morte dos 65 prisioneiros do exército ucraniano que estavam sendo transferidos para a região de Belgorod para uma troca, bem como de seis tripulantes e três acompanhantes. O Ministério da Defesa russo afirmou que uma comissão da Força Aérea foi enviada ao local da queda para investigar as causas da catástrofe.

Imagens divulgadas em redes sociais mostram o avião caindo antes de ser consumido por uma explosão, acompanhada de chamas e uma coluna de fumaça. O presidente da Câmara baixa russa, Viacheslav Volodin, fez duras acusações contra o governo de Kiev, afirmando que a Ucrânia derrubou a aeronave.

Ainda de acordo com o governo russo, a Ucrânia “sabia” que os soldados estariam sendo transportados na aeronave, o que intensifica a gravidade das alegações feitas pelo Ministério da Defesa. A acusação de ato terrorista por parte da Rússia representa um aumento significativo das tensões entre os dois países, que já vivem anos de conflito na região da Crimeia.

Esta tragédia também intensifica a tensão geopolítica na região, uma vez que ambos os países possuem armamentos nucleares e uma escalada do conflito pode ter repercussões devastadoras para toda a região e até mesmo para o restante do mundo. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos deste incidente, que pode ter implicações profundas no cenário político global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo