São Paulo inicia programa de passe livre nos ônibus municipais aos domingos, beneficiando 2,2 milhões de pessoas




Programa de passe livre nos ônibus de São Paulo

São Paulo inicia programa de passe livre nos ônibus municipais

Neste domingo (17), a cidade de São Paulo dá início ao seu programa de passe livre nos ônibus municipais. A medida vai valer apenas aos domingos e a prefeitura estima que beneficiará 2,2 milhões de pessoas a cada semana. Com mais de mil linhas tendo a catraca liberada, esta será a experiência do tipo de maior escala no país.

Até o momento, a cidade mais populosa com um programa do tipo era Caucaia (CE). O município, de 355 mil habitantes, é um dos 85 no país que adotam a tarifa zero integral para todo o sistema, todos os dias da semana. Desse total, 23 aderiram à gratuidade apenas neste ano.

O debate em torno do passe livre tem um componente eleitoral, com a proximidade da campanha municipal de 2024, mas também atende a uma demanda de grupos da sociedade civil, que ganhou tração com os atos de junho de 2013, e configura uma tentativa de reverter a queda no volume de passageiros. De outro lado, o modelo de remuneração segue um desafio; analistas veem lacunas no modelo paulistano.

No Café da Manhã desta sexta (15), o urbanista Roberto Andrés, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, discute a viabilidade do passe livre no Brasil, explica os modelos para zerar a tarifa no transporte público e analisa os impactos da medida. O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo