Secretário de Estado dos EUA discute cessar-fogo no Oriente Médio durante viagem ao Egito e Arábia Saudita







Antony Blinken chega ao Egito para discussões no Oriente Médio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou ao Egito para discussões após uma parada na Arábia Saudita, durante sua mais recente viagem ao Oriente Médio, enquanto os palestinos esperam que seja possível estabelecer um cessar-fogo antes que as forças israelenses cheguem às margens do sul de Gaza, onde mais de 1 milhão de pessoas estão abrigadas.

Essa foi a quinta viagem de Blinken à região desde que o ataque relâmpago dos militantes do Hamas a Israel, em 7 de outubro, desencadeou a guerra, e sua primeira visita desde que Washington intermediou uma oferta, com a contribuição israelense, para o primeiro cessar-fogo prolongado do conflito. O Hamas diz que ainda está avaliando a proposta.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, disse que Blinken e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita discutiram as medidas regionais para chegar a um fim duradouro para a guerra, enfrentando o desastre humanitário em Gaza e limitando as repercussões regionais da crise.

Blinken partiu de Riad logo após o amanhecer e chegou ao Cairo, onde iniciou conversas com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. Em seguida, ele deve voar para o Catar e Israel.

Durante semanas, Washington tem buscado um acordo para garantir a libertação dos reféns remanescentes entre os sequestrados pelo Hamas em seu ataque de 7 de outubro, como chave para avançar em desafios mais amplos, como a governança de Gaza pós-guerra.

A oferta de cessar-fogo, entregue ao Hamas na semana passada por mediadores egípcios e do Catar, aguarda uma resposta dos militantes, que dizem querer mais garantias de que a medida interromperá a ofensiva de Israel em Gaza, diante das promessas israelenses de continuar lutando até que o Hamas seja eliminado.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo