Secretário de Transportes dos EUA alerta para perigo de motoristas usarem óculos de realidade virtual ao dirigir.






Artigo sobre o Secretário de Transportes dos EUA

O secretário de Transportes dos EUA alerta para uso de óculos de realidade virtual durante a condução

O secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, fez um alerta nesta segunda-feira (5) sobre o uso de dispositivos de realidade virtual ao volante, após a viralização de vídeos que mostravam motoristas conduzindo Teslas com óculos de realidade virtual Vision Pro da Apple. Buttigieg enfatizou a importância de os motoristas estarem atentos durante todo o tempo em que estiverem dirigindo.

O vídeo em questão, postado no X, antigo Twitter, recebeu mais de 24 milhões de visualizações e mostrava um motorista em um Tesla manipulando um campo de realidade virtual com as mãos.

“Lembrete — TODOS os sistemas avançados de assistência ao condutor hoje em dia exigem que o condutor humano esteja sempre em controle e totalmente envolvido na tarefa de dirigir”, afirmou Buttigieg em sua declaração.

O Vision Pro da Apple, lançado recentemente, mescla conteúdo digital tridimensional com a visão do mundo exterior, porém a empresa ressalta que o dispositivo nunca deve ser utilizado durante a condução de um veículo em movimento. A Apple, no entanto, não respondeu imediatamente ao pedido de comentários.

Da mesma forma, a Tesla, fabricante dos veículos envolvidos nos vídeos, também não respondeu de imediato ao pedido de comentários.

Buttigieg já havia feito alertas anteriormente, especialmente em relação ao uso do autopilot (piloto automático) da Tesla. A empresa afirma que suas funcionalidades avançadas são destinadas à utilização por um condutor totalmente atento “que tenha as mãos no volante e esteja preparado para assumir o controle a qualquer momento”.

Diante disso, fica claro que a preocupação com a segurança no trânsito, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias avançadas, é uma questão em destaque para as autoridades de transporte, como demonstrado pelas declarações de Buttigieg.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo