Senado francês aprova polêmico projeto de lei sobre imigração após acordo entre maioria presidencial e direita, agora enviado à Assembleia Nacional.

Senado francês aprova polêmico projeto de lei sobre imigração

20 de maio de 2020

O Senado francês aprovou na noite de terça-feira (19) um polêmico projeto de lei sobre imigração, resultante de um acordo entre a maioria presidencial e a direita, agora transmitido à Assembleia Nacional.

Os senadores, dominados por uma aliança entre a direita e o centro, adotaram o texto por 214 votos a 114. O grupo governista votou principalmente a favor, ao lado do grupo Os Republicanos (direita) e do grupo centrista. Os partidos de esquerda se opuseram.

No final da tarde de terça-feira, os sete deputados e os sete senadores franceses reunidos em um “comitê conjunto” chegaram a um acordo forçado sobre uma nova versão do polêmico projeto de lei de imigração, marcado por várias concessões à direita do campo presidencial de Emmanuel Macron. Criticado pela esquerda, bem recebido pela extrema direita e uma fonte de desconforto dentro da maioria, o acordo ainda precisa ser submetido à votação no Assembleia Nacional Francesa. Veja os principais pontos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo