Senadores Democratas dos EUA pedem a Biden a promoção da criação de um Estado palestino, aumentando a pressão sobre Israel.




Senadores dos EUA pedem criação de Estado Palestino

Senadores dos EUA pedem criação de Estado Palestino

Na última quarta-feira (20), mais de um terço dos senadores democratas dos Estados Unidos enviaram uma carta ao presidente Joe Biden solicitando que ele promova a criação de um Estado palestino. Esta iniciativa visa exercer pressão sobre Israel em meio ao conflito com o movimento islamista Hamas na Faixa de Gaza.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, recentemente fez um discurso pedindo novas eleições em Israel e criticou abertamente o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pela condução da guerra na região. Os senadores acreditam que a situação no Oriente Médio atingiu um ponto crítico e que os Estados Unidos precisam agir de forma mais efetiva.

O grupo de 19 senadores, liderado por Tom Carper, defende que os EUA devem ir além de apenas “facilitar” as negociações entre israelenses e palestinos. Eles consideram que é necessário adotar uma posição mais firme e promover a criação de um Estado palestino como parte da solução para o conflito na região.

Essa carta aberta reflete a crescente pressão dentro do partido democrata para que a administração de Biden adote uma postura mais crítica em relação a Israel e apoie de forma mais veemente a causa palestina. A situação no Oriente Médio segue sendo acompanhada de perto pela comunidade internacional, que busca uma solução pacífica e duradoura para o conflito.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo