Sindicato de roteiristas de Hollywood encerra maior greve da história após aprovação de proposta excepcional pelos membros

O sindicato de roteiristas de Hollywood, conhecido como WGA, anunciou oficialmente nesta terça-feira (26) o fim da greve que estava ocorrendo nos Estados Unidos. Os roteiristas aprovaram a nova oferta feita pela aliança de produtores da indústria no último domingo (24).

O encerramento da paralisação está programado para acontecer na virada para a quarta-feira, dia 27 de setembro.

Essa greve foi considerada a maior da história do sindicato, com os roteiristas de Hollywood iniciando o protesto no dia 2 de maio. O objetivo era reivindicar melhores condições de trabalho e garantir a regulamentação adequada do uso de inteligência artificial em produções para cinema e televisão.

Até então, a maior greve dos roteiristas tinha ocorrido em 1988, quando a categoria suspendeu suas atividades por 153 dias consecutivos.

Com a votação unânime a favor da proposta, os membros do sindicato agora estão autorizados a retomar suas atividades. No último domingo, o sindicato descreveu o acordo como “excepcional”, trazendo “ganhos e proteções significativos para os escritores”.

Os detalhes do acordo firmado pela aliança de produtores, conhecida como AMPTP, ainda não foram divulgados ao público.

Enquanto isso, o sindicato de atores, o SAG, continua em greve nos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo