Sonda privada americana Odysseus é desativada após um mês na Lua, anuncia fabricante Intuitive Machines






Odysseus, sonda privada americana, é desativada na Lua

Odysseus, primeira sonda privada americana, é desativada na Lua

A Odysseus, primeira sonda privada americana a pousar na Lua, foi desativada definitivamente, após cerca de um mês no satélite terrestre, anunciou sua fabricante, a Intuitive Machines.

O dispositivo havia sido colocado em repouso após a sua missão principal, depois de sete dias na Lua, mas os engenheiros da empresa tentariam reconectá-lo após a noite lunar, uma vez que o sol reaparecesse.

A sonda, no entanto, não voltou a se conectar, explicou a empresa neste sábado (23), na rede social X: “A Odie foi desligada para sempre.”

Essa notícia representa um marco na exploração espacial privada, mostrando os avanços tecnológicos que permitem a empresas não governamentais realizarem missões lunares. A Odysseus abriu caminho para futuras missões e pesquisas no satélite natural da Terra.

A Intuitive Machines, fabricante da sonda, está empenhada em continuar investindo e inovando no setor aeroespacial, colaborando para o avanço da ciência e da tecnologia em níveis globais. A desativação da Odysseus marca o fim de uma etapa, mas representa também o início de novas possibilidades e descobertas no espaço.

Publicado em 24 de outubro de 2021


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo