SpaceX lidera mercado de lançamentos espaciais em 2023, com 107 voos orbitais, enquanto China, Rússia, Índia, Europa e Japão ampliam suas atividades.




SpaceX lidera mercado mundial de lançamentos espaciais em 2023

SpaceX, a empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, conquistou a posição de destaque no mercado mundial de lançamentos espaciais em 2023, com um impressionante total de 107 voos orbitais. Este número superou significativamente o saldo de outros países atuantes nesse setor estratégico.

A SpaceX brilhou ao lançar o Falcon 9 96 vezes ao longo do ano, o que equivale a quase dois lançamentos por semana. Estes voos tiveram o objetivo de continuar a implantação da constelação de satélites de internet Starlink, um ambicioso projeto da empresa.

Além disso, a empresa realizou outras conquistas notáveis, como o lançamento da Falcon Heavy para colocar em órbita o avião espacial militar X-37B e dois testes com o Starship, designado para futuras missões à Lua. Em um desses testes, ocorreu uma explosão, enquanto no outro, houve a perda do sinal do veículo após alcançar o espaço.

Bill Gerstenmaier, vice-presidente da SpaceX, afirmou em uma comparecimento ao Senado americano em outubro: “Para este ano, queremos aumentar o número para cerca de 12 voos por mês, ou seja, 144”.

Apesar do domínio dos Estados Unidos, a China está expandindo rapidamente suas atividades espaciais, acumulando 67 lançamentos em 2023, um aumento em relação aos 64 de 2022. Destes, 47 foram realizados com o foguete Long March.

A Rússia realizou 19 lançamentos, com 17 deles sendo do foguete Soyuz, utilizando principalmente para transportar satélites governamentais e militares. Além disso, houve o envio da espaçonave Progress com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

A Índia, por meio da agência espacial Isro, lançou seus foguetes GSLV, PSLV e SSLV sete vezes em 2023. No início de 2024, realizou o lançamento bem-sucedido do foguete PSLV, colocando um satélite científico em órbita.

Por outro lado, a Europa enfrentou uma crise no setor de lançadores, registrando apenas três lançamentos em 2023, sendo dois com o foguete Ariane 5 e outro com o foguete Vega. No entanto, espera-se uma recuperação com o voo inaugural do Ariane 6 previsto para meados de junho e o lançamento do Vega-C ainda neste ano.

O Japão realizou apenas três lançamentos em 2023, com o novo lançador H-3 sofrendo uma falha. A agência espacial japonesa, Jaxa, anunciou planos para uma nova tentativa em 15 de fevereiro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo