STJ avalia pedido de cumprimento de pena de Robinho no Brasil em caso de violência sexual na Itália. Decisão em jogo.




STJ julga pedido de extradição de Robinho

STJ julga pedido de extradição de Robinho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou nesta quarta-feira (20) a julgar o caso do ex-jogador Robinho, que foi condenado a 9 anos de prisão na Itália por violência sexual em grupo contra uma mulher de origem albanesa em 2013. A decisão do STJ irá determinar se ele deverá cumprir a pena no Brasil. Robinho nega o crime.

O pedido de extradição feito pela Itália foi negado devido à legislação brasileira, que proíbe a extradição de cidadãos natos. Por isso, a Itália solicitou que a pena fosse cumprida no Brasil, e esse pedido está sendo avaliado pelo STJ. A defesa de Robinho argumenta contra a validade do pedido italiano, citando os direitos dos brasileiros e a soberania nacional.

O ex-jogador postou um vídeo nas redes sociais apresentando fotos e prints que, segundo ele, comprovariam sua inocência. Também reiterou os argumentos dados em uma entrevista à TV Record, onde afirmou que as evidências não foram consideradas no julgamento e que a condenação foi resultado de racismo por parte da Justiça italiana.

No podcast de hoje, a jornalista Michele Oliveira, de Milão, detalha como o caso foi tratado na Itália e a repercussão da transferência do processo para o Brasil. Em seguida, o advogado Davi Tangerino, professor da Uerj, explica os argumentos apresentados no STJ e o que está em jogo no julgamento.

O Café da Manhã, produzido pela equipe da Folha, é disponibilizado diariamente no Spotify. Os jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon apresentam o programa, com Carolina Moraes e Laila Mouallem na produção e Thomé Granemann na edição de som.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo