STJ registra recorde de 461 mil processos em 2023, presidente destaca necessidade de regulamentação para reduzir acervo.




Notícias do STJ

O STJ recebeu recorde de 461 mil processos em 2023

No ano de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) registrou o maior número de processos recebidos em um único ano desde a sua instalação em 1989. Ao todo, foram 461 mil processos recebidos entre janeiro e 26 de dezembro, superando o recorde anterior de 404 mil processos em 2022, de acordo com dados da corte.

Na sessão de encerramento do STJ, a presidente do tribunal, Maria Thereza de Assis Moura, destacou a necessidade de regulamentar a emenda constitucional que instituiu a exigência de demonstração da relevância da questão federal para admissão do recurso especial, que é quando há o envio dos processos para análise do STJ.

A ministra ressaltou a importância dessa regulamentação para a redução do acervo de processos, afirmando que “Estamos fazendo inúmeras atividades e programas, mas sem efetivamente vencermos a regulamentação do nosso filtro, creio eu, não conseguiremos reduzir o nosso acervo na medida em que necessitamos”. Até 18 de dezembro de 2023, tramitavam no tribunal 318 mil processos, o que evidencia a sobrecarga enfrentada pelo STJ.

Diante desse cenário, o STJ enfrenta o desafio de lidar com um volume expressivo de processos e buscar formas de agilizar o julgamento das ações que chegam à corte. A necessidade de regulamentação da emenda constitucional é apontada como uma das medidas primordiais para enfrentar essa questão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo