Taxa de desemprego no Brasil atinge 7,9% no primeiro trimestre de 2024, segundo dados do IBGE. Retomada econômica segue desafiando população.




Taxa de desemprego no Brasil atinge 7,9% no primeiro trimestre de 2024, segundo IBGE

Taxa de desemprego no Brasil atinge 7,9% no primeiro trimestre de 2024, segundo IBGE

No último dia 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontam o avanço da taxa de desemprego no Brasil para 7,9% no primeiro trimestre de 2024. Esse número representa um aumento em relação aos 7,4% registrados nos três últimos meses do ano anterior.

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam uma taxa de 8,1% para o período de janeiro a março deste ano, indicando que o resultado ficou abaixo das expectativas. O número de desempregados também cresceu, chegando a 8,6 milhões no primeiro trimestre, um aumento em relação aos 8,1 milhões do trimestre anterior.

A população considerada desempregada inclui pessoas maiores de 14 anos que estão sem ocupação e em busca de oportunidades de trabalho. Aqueles que não estão procurando emprego, mesmo estando desocupados, não entram nesse grupo nas estatísticas oficiais.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo IBGE, que engloba atividades formais e informais, abrangendo desde empregos com carteira assinada e CNPJ até os chamados “bicos”.

Tradicionalmente, o início do ano é marcado por um aumento do desemprego, impulsionado por fatores como o fim das vagas temporárias de fim de ano. Apesar disso, após a crise da pandemia, o mercado de trabalho brasileiro mostrou sinais de recuperação, com abertura de empregos e aumento da renda média. Os analistas ainda veem um cenário positivo para 2024, ainda que haja expectativas de uma desaceleração nos indicadores.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo