Técnicos preparam proposta de adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal para apresentar a Lula



Proposta de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal

Técnicos preparam nova proposta de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal

Técnicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Senado estão trabalhando em uma nova proposta para a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal. A proposta será apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pacheco e Silveira, que podem ser candidatos ao governo de Minas em 2026, tomaram a linha de frente na negociação com o governo federal, após a proposta inicial do governador Romeu Zema (Novo) enfrentar dificuldades na Assembleia Legislativa.

Os principais obstáculos no plano de Zema são a limitação de reajustes salariais para servidores e a privatização de estatais.

Com a margem estreita de manobra, o próprio Zema, que adotou uma postura de oposição ao governo Lula, pediu apoio a Pacheco para a negociação em um ofício enviado na semana passada. O governador apresentou três cenários, que envolviam inclusive a federalização de estatais mineiras como a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig).

Na visão de Pacheco e Silveira, no entanto, nenhum dos cenários apresentados por Zema será suficiente para estabilizar a dívida de Minas Gerais, que atualmente está em cerca de R$ 166 bilhões. O ministro já pediu uma audiência com Lula para tratar do tema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo