Temporal em São Paulo deixa bairros sem energia elétrica por mais de quatro horas, afirma Enel

Após o temporal que atingiu São Paulo e deixou ao menos três mortos, diversos bairros da cidade ainda estão sofrendo com a falta de energia elétrica. De acordo com a concessionária Enel, as regiões mais afetadas são as zonas oeste e sul, e até o momento não há previsão para a solução do problema.

Um dos bairros que enfrentou um longo período sem luz foi Moema, na zona sul da cidade. O tradutor e intérprete Wanderley Mattos Jr., morador da região, relatou que a energia caiu por volta das 16h15 devido à forte ventania e, até as 20h30, o prédio onde ele reside ainda estava sem luz. Mattos observou que ao menos seis quarteirões do bairro estavam no escuro, incluindo ruas como Ibijaú, Gaivota e alameda Jauaperi. Além disso, a queda de uma árvore danificou três carros na avenida Rouxinol.

Embora o prédio de Mattos tenha um gerador que garante o funcionamento do elevador e a iluminação das áreas comuns, os apartamentos continuam sem luz. O morador relata que teve dificuldades para se manter informado sobre as notícias, pois estava economizando a bateria do celular, e também teve transtornos na hora de aquecer a comida. “Jantei à luz de velas, mas não foi romântico”, disse.

Outro bairro que sofreu com a falta de luz por um longo período foi o Morumbi, na zona oeste. Moradores afirmaram que a energia caiu por volta das 16h10 e só foi restabelecida por volta das 21h. O mesmo ocorreu no Campo Limpo, na zona sul, onde a energia acabou às 16h30.

A Enel divulgou uma nota informando que ainda está avaliando os danos causados pela chuva e que os problemas de energia foram provocados por rajadas de vento que atingiram mais de 100 km/h e pela queda de mais de 870 árvores, segundo dados do Corpo de Bombeiros. A empresa ressaltou que está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia, porém não deu uma previsão de tempo para isso acontecer.

Outras cidades do estado de São Paulo também foram afetadas pela falta de energia. A Neoenergia Elektro informou que seu sistema elétrico foi prejudicado principalmente na região sul, afetando clientes de várias cidades, como Itapeva, Itaberá, Fartura, Capão Bonito, Itaporanga, Miracatu e Juquiá. Já a EDP informou que as áreas com maior quantidade de ocorrências estão em Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Até o momento desta publicação, a empresa CPFL não havia se manifestado sobre a falta de energia em seu local de atuação no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo