Terremoto no Japão deixa 126 mortos e mais de 200 desaparecidos: buscas continuam apesar de dificuldades e previsão de neve.




Terremoto no Japão deixa mais de 100 mortos e dezenas desaparecidos

Número de mortos em terremoto no Ano-Novo no Japão sobe para 126

O Japão está passando por um momento difícil após um terremoto devastador no Ano-Novo. O número de mortos já chegou a 126 e mais de 200 pessoas ainda estão desaparecidas. As equipes de resgate enfrentam obstáculos devido à previsão de neve para a região da província de Ishikawa, epicentro do tremor na costa oeste do país insular, e as estradas destruídas dificultam o trabalho dos bombeiros. Apesar do tempo passado desde o sismo, as autoridades esperam que o balanço de óbitos continue a aumentar.

O primeiro-ministro Fumio Kishida expressou sua preocupação com a situação, afirmando estar “plenamente consciente da extensão dos danos causados” e pedindo para que as equipes de resgate acelerem os esforços de emergência para restaurar as estradas principais destruídas pelo terremoto.

Fortes tremores subsequentes têm abalado a região desde o sismo de segunda-feira (1º), causando deslizamentos de terra, incêndios e um tsunami com ondas de mais de um metro de altura. Na cidade de Suzu, as casas onde os mortos são encontrados são marcadas e os socorristas aguardam a chegada de um legista que possa identificar o corpo junto aos familiares.

Atualmente, cerca de 24 mil moradias estão sem eletricidade na província de Ishikawa e mais de 66 mil, sem água potável. Os cortes de água e luz também afetaram hospitais e instalações de assistência para idosos e pessoas com deficiência. Mais de 31 mil pessoas estão alojadas em 357 abrigos, e muitas comunidades ainda estão isoladas.

O terremoto destruiu diversas casas na região, levando muitos deslocados a buscarem abrigo e itens básicos como comida, água e roupas. Alguns moradores têm optado por dormir em seus carros, pois se sentem desconfortáveis em locais com muitas pessoas ao redor.

O Japão, situado no “cinturão de fogo” do Pacífico, é um país acostumado com terremotos, mas a destruição causada pelo sismo do Ano-Novo mostra a gravidade e impacto desse desastre natural. Enquanto as equipes de resgate continuam suas buscas, o país se prepara para lidar com as consequências e trabalhar na reconstrução.

Esta é uma situação em desenvolvimento e novas informações poderão surgir a qualquer momento. Nossa equipe está acompanhando de perto todos os desdobramentos e trará mais atualizações em breve.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo