Testes em túnel de vento com demonstrador em escala visam desenvolver novo motor sustentável para aviação comercial em 2035




Análises em escala reduzida contribuem para o desenvolvimento de novos motores aeroespaciais

Análises em escala reduzida contribuem para o desenvolvimento de novos motores aeroespaciais

A Safran Aircraft Engines e a agência aeroespacial francesa ONERA iniciaram hoje (19), em Modena, França, os teste em túnel de vento com um demonstrador em escala da nova geração de motores Open Fan.

Esses testes visam aprimorar a aerodinâmica dos motores que utilizarão a tecnologia CFM Rise, alinhando-se com as metas de sustentabilidade do setor aéreo. A arquitetura do protótipo reduzido na escala 1:5 será avaliada durante mais de 200 horas de testes, acompanhada por simulações instaladas na asa de um avião demonstrador.

Segundo estudos iniciais, espera-se que o novo motor seja capaz de reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 20%, podendo chegar a 80% quando combinado com combustíveis sustentáveis.

Com previsão de ser implementado em meados da próxima década, por volta do ano de 2035, em aviões de fuselagem estreita, a campanha de testes é supervisionada pela Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC).

“Estamos entusiasmados com os avanços alcançados durante a campanha de testes em túnel de vento em escala reduzida. Essa é uma etapa crucial para o desenvolvimento de motores mais sustentáveis e eficientes para a aviação comercial”, destacou o porta-voz da Safran Aircraft Engines.

A Safran, em parceria com a General Electric, é responsável pela produção de dois dos motores mais vendidos no mercado aeronáutico, incluindo o CFM56 e o LEAP, amplamente utilizados em aeronaves populares de diversas companhias aéreas.



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