Ucrânia lança 50 drones em refinarias russas às vésperas da eleição presidencial na Rússia: Putin acusa interferência estrangeira




Intensificação de ataques da Ucrânia contra a Rússia às vésperas da eleição presidencial

A dois dias da eleição presidencial que irá reconduzir Vladimir Putin à Presidência, a Ucrânia intensificou seus ataques contra o território do país que a invadiu há dois anos. Entre terça-feira (12) e a manhã de quarta-feira (13), foram lançados pelo menos 50 drones, resultando em duas refinarias em chamas e incursões em regiões fronteiriças.

“O principal objetivo, não tenho dúvida, é, se não perturbar as eleições presidenciais na Rússia, ao menos de alguma forma interferir com o processo normal de expressão da vontade dos cidadãos”, afirmou Putin em entrevista à agência RIA e à TV estatal Rússia-1.

O presidente utilizou uma tática de ameaçar com a carta nuclear ao abordar o conflito, como forma de manter o temor do Ocidente de aumentar o apoio a Kiev. “Do ponto de vista técnico-militar, nós estamos, claro, prontos”, declarou Putin sobre a possibilidade de uma guerra nuclear.

O foco principal dos ataques ucranianos desde terça-feira são as refinarias russas. Uma refinaria da empresa Lukoil em Níjni-Novgorod foi atingida por um drone, resultando em um incêndio que paralisou a produção. Além disso, uma refinaria em Riazan pegou fogo na manhã de quarta-feira, e um drone tentou atingir outra refinaria em São Petersburgo. Esses ataques resultaram no fechamento temporário do aeroporto da cidade.

A maior onda de ataques ocorreu na quarta-feira, com seis regiões russas registrando a queda de 30 drones vindos da Ucrânia. Embora não tenham sido relatados feridos, várias casas foram atingidas e a energia foi cortada em algumas vilas de Belgorodo. Além disso, grupos armados lançaram incursões nas regiões de Belgorodo e Kursk, sendo apoiados por artilharia e blindados ucranianos, de acordo com o Ministério da Defesa em Moscou.

Na Ucrânia, os combates continuam em ritmo menos acelerado, com a Rússia estabelecendo controle sobre áreas no leste e enfrentando dificuldades para avançar. Ataques com drones resultaram em mortes e ferimentos na cidade de Krivii Rih, além de atingir outros locais.

A ação da Ucrânia visa causar impacto psicológico na Rússia, uma vez que a guerra é um tema ausente do cotidiano nas grandes cidades russas. Putin, com mais de 85% de aprovação nas pesquisas, não enfrenta oposição real, e a expectativa é que a população russa vote de forma antecipada a partir de sexta-feira (15) para o pleito que ocorre no domingo (17).

Putin também aproveitou a entrevista para criticar o Ocidente, atribuir a tensão vigente a ele e expressar sua disposição de trabalhar com qualquer presidente eleito nos EUA em novembro. Em relação a Trump, Putin afirmou que o ex-presidente o criticou por simpatizar com Joe Biden durante a campanha.

Com a escalada dos ataques ucranianos e a iminência das eleições presidenciais na Rússia, a tensão na região permanece alta e a população aguarda os desdobramentos das ações de ambos os lados.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo