Vacina contra a malária e a dengue: empresas farmacêuticas buscam soluções para doenças transmitidas por mosquitos na África.

A malária, uma antiga doença transmitida por mosquitos, continua ceifando a vida de mais de meio milhão de pessoas anualmente, com maior incidência entre crianças pequenas na África Subsaariana.

Em declaração recente, Poonawalla, representante do Serum, anunciou que a empresa irá focar na exportação de suas vacinas, como a vacina contra a malária, para outros países, em vez de fechar acordos de transferência de tecnologia.

Além disso, o Serum está em fase de testes de uma vacina de dose única contra a dengue, uma outra doença transmitida por mosquitos, conhecida por ser dolorosa e, por vezes, fatal. O desenvolvimento da vacina teve como base pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Atualmente, essa nova vacina está em fase inicial de testes na Índia. A empresa espera concluir os testes finais nos próximos três anos, de acordo com o presidente-executivo.

A empresa japonesa Takeda Pharmaceutical também está na produção de uma vacina contra a dengue, disponível em países como Indonésia e Tailândia, além da Argentina e Brasil, este último enfrentando um surto da doença e com escassez de vacinas.

Outras empresas, como a Indian Immunologicals, também seguem desenvolvendo vacinas contra a dengue, com o objetivo de combater a propagação desta doença transmitida por mosquitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo