Viagem de Antony Blinken ao Oriente Médio busca promover acordo para cessar-fogo e proteger civis.







Conflito Israel-Gaza

Segundo os números do próprio Hamas, através do Ministério da Saúde de Gaza, mais de 20 mil palestinos morreram. Os dados não podem ser verificados por fonte independente e não identificam se os mortos são civis ou combatentes do Hamas e outros grupos extremistas.

Do lado israelense, cerca de 250 mil pessoas foram deslocadas de suas casas nas fronteiras Sul e Norte do país desde 7 de outubro.

Proteger os civis

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, desembarcou hoje na região para uma visita de uma semana justamente para tentar costurar algum tipo de acordo para acalmar a região. Ele visitará Turquia, Creta, Grécia, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Israel, Cisjordânia e Egito.

Entre os objetivos da viagem, segundo o Departamento de Estado, estão conversas para “proteger as vidas de civis em Israel, na Cisjordânia e em Gaza; garantir a libertação de todos os reféns restantes (…) e facilitar a prestação crescente e sustentada de assistência humanitária vital aos civis em Gaza”.

Ele também discutirá mecanismos urgentes para conter a violência, acalmar a retórica e reduzir as tensões regionais, incluindo dissuadir os ataques dos Houthis, do Iêmen, à navegação comercial no Mar Vermelho.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo