Vice-secretário dos EUA pede declaração da China e Rússia sobre normas de comportamento responsável em contexto do Conselho de Segurança da ONU.





Declaração do governo dos EUA sobre normas de comportamento responsável

“Gostaríamos de receber uma declaração semelhante da China e da Federação Russa”, afirmou Dean, vice-secretário adjunto principal do Bureau de Controle de Armas, Dissuasão e Estabilidade.

“Acreditamos que essa é uma norma extremamente importante de comportamento responsável e que seria muito bem-vinda em um contexto do P5”, disse ele, referindo-se aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As falas de Dean ocorrem em um momento crucial, enquanto o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, busca aprofundar discussões separadas com a China sobre a política de armas nucleares e o crescimento da inteligência artificial.

O Ministério da Defesa da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A disseminação da tecnologia de inteligência artificial veio à tona durante as amplas conversas entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim, em 26 de abril.

Os dois lados concordaram em realizar suas primeiras conversas bilaterais sobre inteligência artificial nas próximas semanas, disse Blinken, acrescentando que eles compartilhariam opiniões sobre a melhor forma de gerenciar os riscos e a segurança em torno da tecnologia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo