Violência completa em Rafah: aviões de guerra israelenses bombardeiam norte pelo segundo dia consecutivo




Conflito em Gaza: Israel bombardeia região norte e avança com planos de ataque ao Hamas em Rafah

Conflito em Gaza: Israel bombardeia região norte e avança com planos de ataque ao Hamas em Rafah

No segundo dia consecutivo, aviões de guerra israelenses bombardearam o norte de Gaza, quebrando semanas de calma na região. O governo de Israel declarou estar avançando com os planos de um ataque total ao Hamas em Rafah, cidade localizada na fronteira sul com o Egito.

A escalada das ameaças israelenses de invadir Rafah, que é o último refúgio para cerca de um milhão de civis que fugiram das ações militares israelenses mais ao norte no início da guerra, tem levado algumas famílias a procurarem refúgio na área costeira de al-Mawasi, nas proximidades. Outros tentam encontrar abrigo em pontos mais ao norte, de acordo com relatos de moradores e testemunhas.

Apesar disso, o número de pessoas que deixaram Rafah ainda é pequeno, com muitos demonstrando confusão sobre para onde deveriam ir, alegando que a experiência dos últimos 200 dias de guerra lhes ensinou que nenhum lugar é genuinamente seguro.

Mohammad Nasser, um pai de três filhos de 34 anos, relatou que deixou Rafah há duas semanas e agora está vivendo em um abrigo em Deir Al-Balah, região central de Gaza, para evitar ser pego de surpresa por uma invasão israelense e não conseguir escapar. Ele descreve a situação como um “jogo do rato e da armadilha”.

Médicos de Gaza e a imprensa do Hamas informaram cinco ataques aéreos israelenses em Rafah no início desta quinta-feira, atingindo pelo menos três residências e resultando na morte de pelo menos seis pessoas, incluindo um jornalista local.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo