Zona sul de São Paulo enfrenta transtornos após temporal: árvores caídas, semáforos apagados e falta de energia afetam moradores e comerciantes.

Bairros da zona sul de São Paulo amanheceram neste sábado (4) com vias bloqueadas pela queda de árvores, semáforos apagados e prédios ainda sem luz, mais de 12 horas após o temporal que causou estragos na região. Comerciantes relataram prejuízos e moradores enfrentaram transtornos devido à falta de energia elétrica.

Uma das áreas mais afetadas pela forte ventania e chuva desta sexta-feira (3) foi a região da zona sul. Na avenida Cotovia, em Moema, uma árvore caída bloqueava totalmente a via, já que a fiação dos postes também foi danificada. A concessionária Enel enviou uma equipe para o local às 10h05 para iniciar o trabalho de liberação da via. Em outros bairros, como Indianópolis e Vila Mariana, diversas árvores ainda estavam caídas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram recebidos 1.281 chamados para a remoção de árvores em toda a região metropolitana nesta sexta-feira e mais 40 durante a madrugada de sábado.

O dono de um restaurante na alameda Jauaperi, o empresário Adriano de Almeida Pinto, relatou um prejuízo de pelo menos R$ 5.000 devido à falta de energia elétrica. Os sorvetes armazenados em um freezer desligado derreteram, obrigando-o a comprar sacos de gelo em um supermercado vizinho que estava fechado devido à falta de luz. Ele conseguiu salvar os alimentos nas geladeiras e freezers graças a uma parceria com o dono do supermercado. No entanto, ainda não é possível calcular o prejuízo total, pois há o temor de que geladeiras ou aparelhos de ar condicionado possam ter sido danificados.

Na avenida Cotovia, o porteiro Anísio Ribeiro conta que teve que abrir e fechar manualmente o portão de ferro para carros do prédio onde trabalha, já que a energia elétrica não foi restabelecida. Ele destacou que nunca presenciou um corte de luz tão prolongado no bairro. O edifício, com dez andares, está sem o serviço do elevador há pelo menos 15 horas.

Os moradores ainda não dependem de aplicativos de delivery para se alimentarem, mas se a falta de energia elétrica persistir, essa será a única opção. Ribeiro demonstrou preocupação com os moradores que residem nos últimos andares do prédio, já que precisarão subir várias escadas para chegar em casa.

Os bairros da zona sul de São Paulo seguem com transtornos causados pelo temporal, principalmente devido à falta de energia elétrica. Comerciantes enfrentam prejuízos e moradores lidam com dificuldades na rotina diária. As equipes da concessionária Enel trabalham na recuperação das áreas afetadas e, de acordo com os moradores, há a expectativa de que a energia seja restabelecida o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo