Previsão aponta para a chegada de um novo ciclone em três regiões do Brasil, trazendo ventos de até 80 km/h.

Um novo ciclone extratropical está se formando na região Sul do Brasil e deve causar impacto no Sudeste e no Centro-Oeste do país. A previsão é que o sistema se forme na região costeira, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, e provoque chuvas fortes e ventos intensos.

De acordo com a Climatempo, na sexta-feira (18), áreas da região Sul e a porção sul do Mato Grosso do Sul devem ser afetadas pela chuva forte e há risco de temporais. Além disso, rajadas de vento podem chegar a até 70 km/h em algumas áreas.

Os efeitos do ciclone extratropical devem se estender ao Sudeste no sábado (19), quando uma frente fria se forma a partir do ciclone e avança sobre a região. A previsão é de chuva em grande parte do Mato Grosso do Sul, além da faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até a divisa de São Paulo com o Paraná.

Além das características chuvas, o sistema também trará ventos fortes, que podem alcançar até 60 km/h nas regiões Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (sul e Triângulo Mineiro), Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás. Nas áreas litorâneas que se estendem do Rio Grande do Sul até a Costa Verde, no Rio de Janeiro, as rajadas podem chegar a 80 km/h.

Segundo a Climatempo, os ventos intensos também podem causar agitação marítima, especialmente no litoral gaúcho. A Defesa Civil do estado de São Paulo já registrou ocorrências decorrentes da passagem de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil na sexta-feira passada (11), onde ventos chegaram a 57 km/h, causando danos materiais e preocupações para os moradores.

Em Santos, uma árvore caiu na praça Domingos Alucino devido às rajadas de vento. Esse fenômeno é chamado de “vento noroeste” e geralmente ocorre antes da chegada de uma frente fria, como a que vem do Sul e se aproxima da região Sudeste.

O ciclone extratropical é um evento meteorológico comum na região Sul do Brasil, mas também pode afetar outras áreas do país. É importante que os moradores estejam atentos às informações meteorológicas e sigam as orientações da Defesa Civil para evitar danos e acidentes durante esses episódios climáticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo