Qualificação e acesso ao Ensino Superior em debate na reunião da Subcomissão da Juventude.

Na tarde desta quarta-feira (16/8), a Subcomissão de Juventude, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento, realizou mais uma reunião para discutir ações voltadas para o acesso de jovens ao ensino superior e à qualificação profissional. O presidente da Fundação Polisaber, Gilberto Alvarez, foi convidado para compartilhar as iniciativas da instituição nesse sentido.

A Fundação Polisaber é uma entidade privada sem fins econômicos, fundada em 1987, que já atendeu mais de 190 mil pessoas com cursos de capacitação e preparatórios para o Enem e vestibulares. Seus alunos são divididos entre pagantes e participantes de programas gratuitos realizados por meio de convênios com empresas e governos. Esses programas têm como objetivo atender pessoas com deficiência, imigrantes, indígenas, reeducandos do sistema prisional e população negra no edital do Fundo Baobá de promoção da equidade racial.

Durante a reunião, Gilberto Alvarez ressaltou a importância de ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil. Segundo ele, apenas 17% das pessoas acima de 25 anos possuem faculdade e recebem de três a quatro vezes mais do que quem não tem ensino superior. Além disso, as universidades públicas de São Paulo, como USP, Unicamp e Unesp, estão entre as 100 melhores do mundo em qualidade.

Um dos objetivos da reunião foi propor um convênio entre a Fundação Polisaber e a Prefeitura para oferecer cursos nos CEUs (Centros Educacionais Unificados). O presidente do colegiado, vereador Isac Félix (PL), destacou a importância de levar os cursinhos preparatórios para o Enem e vestibular e de qualificação para os CEUs que estão localizados nas periferias da cidade, onde atualmente não há essa oportunidade.

Outro ponto discutido na reunião foi a importância de focar em jovens vulneráveis que estão subnotificados nos dados oficiais. Nilton Clecio, coordenador da Ação Fundo Territórios Transformadores, ressaltou a importância de fomentar a inclusão desses jovens na progressão do estudo, visando ampliar a capacidade de renda deles no futuro.

Agnes Roldan, do projeto Mude com Elas, também destacou a importância de garantir direitos para a juventude em todas as áreas, não apenas na educação e saúde.

Na reunião, foi aprovado um requerimento do vereador Isac Félix (PL) para convidar a participante do programa da Prefeitura Meu Trampo, Sara Gabriel, a comparecer na Subcomissão da Juventude e colaborar com o trabalho do colegiado. A reunião contou também com a presença do relator, vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO), da vereadora Rute Costa (PSDB) e do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Jair Tatto (PT).

Para assistir a reunião completa, clique abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo