UFRJ aconselha estudantes e funcionários a utilizarem máscaras em espaços internos das dependências universitárias.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (16) recomendando o uso de máscaras em aglomerações e ambientes fechados do campus. Segundo o Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ, o Centro de Triagem Diagnóstica para Covid-19 tem registrado um aumento nos casos da doença.

De acordo com a nota assinada pela diretora do Needier, Terezinha Marta Castiñeiras, a universidade decidiu emitir o alerta em função do crescente número de casos positivos identificados no centro de triagem. Além disso, a UFRJ destacou a preocupação com uma possível nova onda de covid-19, cenário já observado em outros países.

A recomendação é para que todos os membros da comunidade universitária usem máscaras adequadamente em ambientes fechados e em situações de aglomeração. O comunicado também enfatiza a importância da higienização frequente das mãos e da realização de testes em caso de sintomas respiratórios ou contato próximo com casos confirmados de covid-19.

O Centro de Triagem Diagnóstica está localizado no Pavilhão Clínico da Cidade Universitária e atende diariamente, sem necessidade de agendamento prévio.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, disponíveis até o dia 8 de agosto, apontam uma queda na média móvel de novos casos de covid-19 na cidade. No dia 8 de agosto, a média móvel dos últimos sete dias era de 16 casos diários, comparado a 36 casos em 8 de julho e 30 casos em 8 de junho.

Além disso, os casos de síndrome gripal causados por diversos agentes infecciosos também apresentaram queda, conforme o último boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz em 3 de agosto.

A Fiocruz informou que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estão em queda ou estabilidade na maioria das regiões do país, incluindo o estado e a capital do Rio de Janeiro. Segundo o boletim, nas quatro semanas anteriores a 3 de agosto, a covid-19 representava 23% dos casos de síndrome gripal com resultados positivos para vírus respiratórios.

No estado do Rio de Janeiro, os casos de covid-19 vêm sendo atualizados semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. Na última atualização, em 12 de agosto, foram registrados 1.576 novos casos. Na semana anterior, foram 1.156 casos e duas semanas antes, 855.

Apesar do aumento, esses números estão próximos aos das semanas anteriores. Durante quatro semanas de julho, mais de 1.000 casos de covid-19 foram registrados no estado, e na semana encerrada em 17 de junho, mais de 3.000 casos foram adicionados ao painel de dados.

A UFRJ também citou uma reportagem da Agência Brasil, publicada na segunda-feira (14), que informava sobre o aumento de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto, representando um aumento de 80% em relação ao período anterior. Por outro lado, as mortes tiveram uma queda de 57%.

Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostram que, enquanto muitos países registraram queda nos novos casos e mortes por covid-19, o leste da Ásia e a Oceania apresentaram aumento de novas infecções, ao mesmo tempo em que houve redução nos óbitos.

A OMS ressalta, no entanto, que os casos relatados atualmente não refletem precisamente as taxas de infecção devido à redução nos testes e na notificação global. A proporção de países que relataram ao menos um caso à OMS durante esse período de 28 dias foi de 44%, uma proporção em declínio desde meados de 2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo