Programa Nascentes promove restauração de 520 hectares na região de Piracicaba, resultando em benefícios ambientais significativos.

A restauração ecológica em áreas prioritárias, com o objetivo de aumentar a segurança hídrica e a biodiversidade da mata ciliar das nascentes, córregos e rios, conta com uma valiosa ferramenta chamada “Prateleira de Projetos” do Programa Nascentes. Esses projetos estão disponíveis para todos os interessados em adquirir, de acordo com o tamanho da área que necessitam restaurar. Na região da Estação Ecológica Ibicatu, em Piracicaba, por exemplo, estão em implementação cinco projetos que englobam uma área de 520 hectares de Mata Atlântica a serem restaurados, sendo mais de seis vezes o tamanho da própria Unidade de Conservação (UC).

Até o momento, 208 hectares dessa área já foram recuperados, graças a 70 compromissos ambientais firmados por pessoas físicas e jurídicas. Todos esses compromissos estão devidamente cadastrados no Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (SARE), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Os projetos foram elaborados pela ONG Iniciativa Verde, aprovados pela comissão do Programa Nascentes e disponibilizados na “Prateleira de Projetos”. Isso evidencia a importância da atuação dos restauradores locais para o engajamento dos proprietários rurais em projetos de restauração. Esse trabalho contribui para aumentar a cobertura florestal, a conectividade entre os fragmentos florestais remanescentes, além de proteger os recursos naturais e a biodiversidade nativa.

A secretária Natália Resende destaca a importância dessa iniciativa ao permitir que empreendedores públicos e privados possam contratar projetos prontos para cumprir seus compromissos ambientais, agilizando a recuperação ambiental. Segundo ela, essa ação é fundamental para integrar diversos atores e engajar cada vez mais projetos em prol da restauração ecológica, visando devolver ao território os serviços ecossistêmicos fundamentais para a produção rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

A “Prateleira de Projetos” abrange atualmente 75 municípios e reúne especialistas em restauração ecológica, empreendedores com obrigações ambientais e detentores de áreas a serem recuperadas. A Iniciativa Verde é uma das 14 parceiras que possuem projetos aprovados.

A “Prateleira de Projetos” é uma forma simplificada de executar um projeto de restauração ecológica. Os projetos disponíveis e aprovados pela Comissão Executiva do Programa Nascentes possuem local e estratégia de restauração definidos, além da anuência do proprietário para sua realização. Eles podem ser encontrados tanto em propriedades particulares como em Áreas de Preservação. Os interessados em contratar algum desses projetos devem entrar em contato diretamente com o proponente da iniciativa para obter informações sobre despesas, garantias e prazos. Ao contratar um projeto, os financiadores podem obter o Certificado e o Selo de Parceiro do Programa Nascentes, o que permite associar suas marcas a essa iniciativa.

O Programa Nascentes tem apresentado resultados significativos. Nos primeiros seis meses de 2023, cerca de 1.211 hectares foram plantados, o equivalente a aproximadamente 2 milhões de mudas. Desde sua criação em 2015, o programa contabiliza mais de 30 mil hectares em restauração, com mais de 51 milhões de mudas plantadas em todo o Estado de São Paulo. O Nascentes direciona e otimiza investimentos públicos e privados para cumprir obrigações legais, compensações de emissões de carbono, redução da pegada hídrica e, em alguns casos, implementação de projetos de restauração voluntários.

Acesse o site oficial do Programa Nascentes para obter mais informações sobre a “Prateleira de Projetos” e conhecer todos os detalhes do programa: [Site Programa Nascentes](https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo